segunda-feira, 16 de março de 2009

Símbolos

Símbolo de Konoha:

Dentro do animê Naruto, existem alguns símbolos significativos, que a maioria das pessoas não repara ou não acha interessante.

Mas alguns desses símbolos podem significar e explicar muito coisa sobre a história e personalidade dos personagens.

S�mbolo Konoha

O primeiro deles, o símbolo que mais aparece no animê: o símbolo da aldeia da folha. Obviamente, quem olha logo de cara percebe que se trata de uma folha, mas analisando mais atentamente, pode-se perceber um redemoinho no centro da folha. Esse redemoinho tem muito a ver com a história.

Naruto é na verdade, uma cidade no interior do Japão, onde dizem que se pode ver um redemoinho de água. Além disso, Naruto usa um redemoinho para ajudar a concentrar o chakra na palma da mão e fazer o Rasengan. Além disto, o nome Uzumaki significa “Redemoinho”, e Shipuuden significa Crônicas do Furacão (Shipuu: Furacão, Den: Crônicas, ou Histórias) que frisa mais ainda a relação com redemoinhos. O personagem Naruto usa elemento vento (Fuuton) que remete a furacão.

Outra alusão aos redemoinhos está na jaqueta de Naruto, nos coletes de Jounin e Chuunnin, e na máscara de Tobi/Madara. Kishimoto diz que desenhou o redemoinho nos ombros do casaco de Naruto sem nenhum significado; mas eu tenho uma teoria que pode ser o símbolo do clan Uzumaki, se for um clan.

Símbolo do clan Uchiha:

Outro símbolo bastante importate é o do clan Uchiha, o leque que controla o fogo. Uchiha vem de “Uchiwa”, que traduzindo “Leque”. A palavra Uchiwa pode ser pronunciada tanto com “wa” quanto com “ha”. A parte branca do símbolo é obviamente, o leque, com a haste para segurar. A parte vermelha é o fogo, que está em um círculo perfeito, ou seja, está sendo controlado para não se dispersar.

Tudo isto remete ao fato dos Uchihas serem bons em técnicas de elemento fogo (Katon). Um Uchiha é considerado adulto quando consegue realizar a técnica Katon: Goukakyu no jutsu.

Roupas de Naruto:

Uma curiosidade que eu percebi estes dias, e que provavelmente é só suposição mesmo, é a roupa de Naruto ter relação com seu chakra e o da Kyuubi.

Isto é apenas teoria minha, mas pode haver uma relação entre as cores da roupa e as cores dos dois chakras: o da Kyuubi é o laranja e o azul é o do Naruto, incluindo a bandana. No Shippuuden Naruto está com uma roupa laranja e preta (ao estilo gari), mas o objetivo pode ser o mesmo.

Jutsu Hakke do Byakugan:

Este é o desenho que aparece aos pés de Nejii quando ele realiza Hakke Rokujuuyonshou. O símbolo de Ying e Yang (Bem e mal, bom e ruim, etc) no centro e os oito diagramas chineses ao redor. Este símbolo pode ser encontrado em templos chineses e faz parte de sua cultura. Os diagramas significam: Qian: céu, Kun: terra, Zhen: raio, Xun: vento, Kan: água, Li: fogo, Gen: montanha, Dui: lago.

Agora, algo de interessante na figura, que é formada por Yao (linhas), chamadas de Yangyao (linhas masculinas, cada um escrita assim __) e de Yinyao (linhas femininas, as linhas quebradas que são escritas assim –). As duas formas são contraditoriamente opostas e elas formam as oito combinações. Tomando duas delas ou dobrando-as, 64 combinações podem ser feitas, ligadas aos 64 golpes que Nejii utiliza para fechar 64 dos 361 tenketsus do adversário.

Roupas da Akatsuki:

Agora, o símbolo das vestes da Akatsuki. Traduzindo literalmente, seria Aka: “vermelho” e Tsuki: “Nuvem” (Tsuki também pode ser o Kanji de “Lua”, putz, porque os japas não dão um significado para a palavra e pronto?). Mas Akatsuki também pode significar “amanhecer”, o que remete ao fato de as nuvens estarem vermelhas no amanhecer e pôr do sol.

Selos:

Olhando o blog Memórias de Hokage, consegui achar uma matéria bem interessante sobre os selos.

Selos de Naruto signos do zod�aco

Esta é uma imagem que mostra os signos do Zodíaco Chinês, muito usado em Cavaleiros do Zodíaco, e os selos correspondentes a eles.

O Zodíaco Chinês é bem parecido com o nosso, é dividido em doze também, mas não é em relação aos meses e sim aos anos. A cada doze anos, o Zodíaco se completa.

Selo KB NarutoShikamaru meditando

Este são outros selo utilizados, na verdade o de Shikamaru não é um selo e sim uma posição em que ele fica para se concentrar. O selo que Naruto realiza é o selo para realizar o Kage Bunshin no jutsu, este selo não está entre os doze porque é usado apenas neste jutsu para moldar o chakra e fazer os clones.

6 comentários:

  1. Nuss vc é mas viciado em naruto doke eu :D
    Muito interessante...
    Gostei
    Flw

    ResponderExcluir
  2. veio iso nao e considerado 1 selo o do naruto e indetificado como posisao de maos para realisar o jutsu iso como a posisao para relisar o re'n'gan intendeu :)

    ResponderExcluir
  3. que parese 1 selo so que so usa so 1 posiçao selo eo oke o orochimaru usa no naruto para deixar o chakara dele atrapalhado ok

    ResponderExcluir